sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Seleção de projetos 2013

Envie sua proposta para fazer parte da programação do Quiosque em 2013





Estão abertas até 15 de março as inscrições para artistas e coletivos que queiram apresentar projetos e divulgar seu trabalho no Quiosque da Cultura em 2013. Todos aqueles que tiverem interesse no espaço expositivo do centro de Gravataí devem encaminhar projetos de acordo com o Regulamento do Quiosque da Cultura / Seleção 2013, disponível no site da Prefeitura de Gravataí, seção FUNDARC, na aba Links:
http://www.gravatai.rs.gov.br/site/fundacoes/fundarc

Para inscrição é necessário apresentar uma proposta de exposição – contendo título da exposição, nome do(s) artista(s), sugestão de data e objetivo geral a ser alcançado com a proposta; currículo do proponente – com as exposições já realizadas (se houver); fotos de pelo menos algumas das obras a serem expostas. Um envelope contendo a documentação deverá ser entregue ou enviado para: Quiosque da Cultura – Praça Leonel Brizola, s/ número – Centro de Gravataí. O recebimento de propostas será das 9h às 18h de segunda à sexta-feira.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão que determinará o preenchimento das vagas e datas previstas em cronograma, respondendo à pontuação dos projetos apresentados. Os artistas ou proponentes poderão inscrever-se em quaisquer categorias – fotografia, pintura, gravura, escultura, desenho, graffiti, assemblage, instalação, arte digital, vídeo-arte, objeto.

A equipe do Quiosque estará prestando assessoria à elaboração dos projetos e esclarecimento quanto aos termos do Regulamento de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. Também é possível o contato pelo e-mail quiosquedacultura@gmail.com ou telefone (51) 81790428.

Esperamos a participação de todos os interessados em divulgar seu trabalho.

sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Lembranças de Carnaval

Exposição reúne imagens e narrativas dos antigos carnavais de Gravataí







A exposição Lembranças de Carnaval presta uma homenagem a maior festa popular do Brasil, relembrando seus momentos de maior expressão na cidade de Gravataí. Desde o carnaval nos clubes e salões, dos anos 50, passando pelos blocos de rua que animavam as o Centro, em 60 e 70, até os dias atuais, em que a cidade é representada pela escola Acadêmicos de Gravataí, o carnaval se faz uma festa presente na vida dos gravataienses.

Com banners, painéis de fotos, reportagens antigas e narrativas curtas, o visitante passeia pela história e é convidado a reconhecer nas imagens as figuras e personalidades que marcaram o Carnaval da região, como por exemplo, os integrantes do Coringa e Psicotrago ou das Solteironas Aflitas, bloco formado por um grupo de amigos que se reunia para vestir-se de mulher, tocar instrumentos e percorrer as ruas da cidade, conduzindo a festa de um clube ao outro.

Figuras como o passista Caneta e o Rei Momo Dino são citados e relembrados nessa exposição. Além deles, também são mencionados Dirceu Fonseca, conhecido como "a normalista do Dom Feliciano" do bloco Solteironas Aflitas, e a dupla Airton Santos e Adalberto Nascimento, como os fundadores da Acadêmicos. Os visitantes participam da mostra, ajudando a identificar as pessoas que aparecem nas fotografias, fazendo parte dessa reconstituição histórica do Carnaval. 

Lembranças de Carnaval segue em cartaz até o dia 22 de fevereiro, quando haverá no Quiosque uma reunião com antigas rainhas, princesas e integrantes das Côrtes do Carnaval daqui. Um encontro para comemorar mais um ano de festa e tradição popular e para relembrar as estórias de antigos carnavais...