sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Lembranças de Carnaval

Exposição reúne imagens e narrativas dos antigos carnavais de Gravataí







A exposição Lembranças de Carnaval presta uma homenagem a maior festa popular do Brasil, relembrando seus momentos de maior expressão na cidade de Gravataí. Desde o carnaval nos clubes e salões, dos anos 50, passando pelos blocos de rua que animavam as o Centro, em 60 e 70, até os dias atuais, em que a cidade é representada pela escola Acadêmicos de Gravataí, o carnaval se faz uma festa presente na vida dos gravataienses.

Com banners, painéis de fotos, reportagens antigas e narrativas curtas, o visitante passeia pela história e é convidado a reconhecer nas imagens as figuras e personalidades que marcaram o Carnaval da região, como por exemplo, os integrantes do Coringa e Psicotrago ou das Solteironas Aflitas, bloco formado por um grupo de amigos que se reunia para vestir-se de mulher, tocar instrumentos e percorrer as ruas da cidade, conduzindo a festa de um clube ao outro.

Figuras como o passista Caneta e o Rei Momo Dino são citados e relembrados nessa exposição. Além deles, também são mencionados Dirceu Fonseca, conhecido como "a normalista do Dom Feliciano" do bloco Solteironas Aflitas, e a dupla Airton Santos e Adalberto Nascimento, como os fundadores da Acadêmicos. Os visitantes participam da mostra, ajudando a identificar as pessoas que aparecem nas fotografias, fazendo parte dessa reconstituição histórica do Carnaval. 

Lembranças de Carnaval segue em cartaz até o dia 22 de fevereiro, quando haverá no Quiosque uma reunião com antigas rainhas, princesas e integrantes das Côrtes do Carnaval daqui. Um encontro para comemorar mais um ano de festa e tradição popular e para relembrar as estórias de antigos carnavais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário